terça-feira, 7 de junho de 2016

Assemana Viola Princípio Jornalistico

Comentário
Assemanaonline na sua edição do dia 1 de junho tinha em destaque uma notícia que vinha com o título; Caso monte txota: Antany Foge de prisão e contínua a monte.
Minutos depois a notícia já tinha espalhada por toda capital com ajuda do occean express que também publicou a notícia fazendo fonte com o assemana.
Por volta das 14horas na rede social havia pessoas a desmentir a informação- é “tudo falso”. Agora eu pergunto existe notícia falsa? Não será ela a informação falsa? O artigo número 1 do Código Deontológico do Jornalista aprovado em 4 de Maio de 1993 diz o seguinte:

“O jornalista deve relatar os factos com rigor e exatidão e interpretá-los com honestidade. Os factos devem ser comprovados ouvindo as partes com interesses atendíveis no caso. A distinção entre notícia e opinião deve ficar bem clara aos olhos do público”

 Conforme ficou, o assemana nesse caso não acatou este código, porque por se tratar de ama fonte confiável como eles explicam, não lhes suprimi o dever de ouvir outras fontes, instituições que estão ligados ao assunto, e claro o melhor indicado seria as forças armadas.
                                                                                            
 Para mim isso não se resume apenas a um erro como assemana publicou na manhã seguinte do dia, mas sim na falta de cuidado ao trabalhar uma informação e também na vontade de publicar uma notícia daquelas em primeira mão, porque saberiam como o povo cabo-verdiano iria hagir e com certeza apelar mais uma vez a uma melhor justiça em cabo verde.

Portanto penso que assemana cometeu um “crime” ao divulgar aquela informação a sociedade civil entrou em pânico e por coincidência era um dia muito especial para as crianças, e na altura os pais poderiam estar a prepara-las para festejarem o dia e tenho quase certeza que a notícia surtiu um efeito muito negativo pelo menos da parte da manhã quando se pensava que se tratava de uma notícia e não uma “informação falsa”.

Além dos danos psicológicos causado nas pessoas, penso que esta informação de alguma forma colocou em risco a reputação do assemana online, que para muitos é considerada a melhor jornal online do país.
Como se costuma dizer fazer jornalismo é trabalhar a informação não é publicar a nota da fonte, portanto como referido anteriormente dizer que se tratava de uma fonte confiável não justifica. Jornalista devem investigar não devem confiar em tudo que – se ouve ou em tudo que- diz, porque o objetivo principal do jornalista é informar e formar cidadãos, não simplesmente divulgar, até porque jornalismo é o quarto poder da sociedade pode tomar decisões importante através de uma noticia, adquirir conhecimentos etc…Portanto creio que faltou muito rigor e sobretudo o incumprimento dos princípios jornalísticos e quando é assim fica em jogo a credibilidade do jornal e da equipe que fazem sua produção.

Por: Grace Cabral

Nenhum comentário:

Postar um comentário