terça-feira, 5 de julho de 2016

CV Colour Festival, no Quebra Canela

Kebra Canela acolhe este sábado 9 de Julho às 16 horas o CV Color Festival.

O CV Color, consiste num festival de muitas cores, com animações de LED e de Tintas.

 O Festival de Cores quer ser um evento a estar presente no calendário das festividades nacionais e, caso seja bem sucedido, a organização já está a pensar na sua continuação.

 Durante 12 horas, a carga horária do evento, o festival estará recheado de cores e com diversas atuações de DJ nacionais que, em cinco duplas, têm a responsabilidade de animar o festival.

Por: Grace Cabral

terça-feira, 28 de junho de 2016

Djodje: Músico que Canta e Encanta

 Fernando Jorge, o compositor da música “Beijam”, mais conhecido por Djodje nasceu no dia 15 de Janeiro de 1989 na cidade da Praia em cabo verde. Foi na zona de Fazenda que este jovem de 27 anos cresceu e despertou a sua paixão na música. Atualmente é cantor, compositor e produtor musical em que tornou-se um dos artistas mais reconhecido no mundo da música cabo-verdiana levando as suas melodias pela diáspora fazendo muito sucesso.

Começou a cantar desde muito cedo. Cresceu rodeada pela família de músicos, o pai é um ex-guitarrista do grupo Tubarões e a mãe oriunda de uma família de cantores e compositores designada de “Família Marta”.

O sucesso bateu-lhe na porta logo cedo, foi no ano 2000 em que ganhou o concurso de pequenos cantores realizado no parque 5 de Julho promovendo a sua carreira.
Mas foi em 2001 que o artista ficou conhecido, quando formou um grupo denominado de TC com o irmão mais velho Pesps, o primo Rick Boy e mais dois amigos numa brincadeira na varanda da casa do Djodje. E não é que deu certo. Foi logo naquela altu­ra que apareceu uma oportunidade e gravaram a música “ si bo kre volta” na participação do projeto Verão na qual a canção tornou-se um autêntico “hino”.

Em 2006, com 17 anos de idade, Djod­je lançou “ Sempre TC” o seu primeiro álbum a solo em homenagem ao seu grupo recolhendo as melhores críti­cas da imprensa com músicas “ Tchas Fala” e “ Misteriosa” proporcionaram sucessos na pista de dança africana.
Em 2007, juntamente com o grupo TC fizeram concertos no Brasil e Por­tugal. E foi neste ano que surgiu a ideia com o irmão e o primo de cri­aram a própria editora musical que atribuíram nome de Broda Music com gravaram o álbum de Rick Boy pro­duzido pelo próprio Djodje.

Em 2010, lança o seu segundo ál­bum a solo “check-in” com temas de grandes sucessos como “ Proibido”, “Close Your Eyes” e “Mon pa Altura”, produzido numa vertente mais POP, contendo os estilos musicais como CaboZouk/Cabolove. Este álbum im­pulsionou a sua carreira levando-o a fazer shows em vários países como Portugal, França, Suíça, Luxemburgo, Holanda, República Checa, EUA, Bra­sil, Angola e entre outros.
Venceu o prémio African Music Awards em 2011 na categoria melhor Zouk/ Kizomba.
O seu álbum a solo mais novo é o “Feed Back” lançado em Agosto de 2013 que o mesmo considera ser um álbum mais aprendizado com partic­ipação de vários produtores e artistas que fez muito sucesso. As músicas “Nha musika”, “ um segundo”, “ Vai embora” e “ Txukinha” foram os que fizeram mais sucesso em Cabo Verde e na diaspóra”.
Em 2014, Djodje renunciou as no­meações em CVMA porque segundo o cantor cabo-verdiano os critérios de base definidos pela organização dos prémios não foram respeitadas.

Venceu em 2015 o prémio de artista do ano no Kizoma Music Awards que aconteceu em New York.

Actualmente Djodje é um dos artistas mais conhecido no panorama musical a nível nacional e internacional. Com mais de 100.000 seguidores nas redes sócias e mais de 5 milhões de visual­izações no you tube. Faz shows pelos 4 cantos do mundo e o seu sucesso não para de aumentar.

Além da música 
 Djodje namora a cantora kady Araújo mais de 9 anos. Eles estão juntos no amor e na música.
Formou-se em Produção e Marketing Musical em Portugal.
Seu ídolo é o cantor Brasileiro Djavan que é um dos artistas que gostar­ia muito de atuar ao seu lado e considera-o uma das suas fontes de in­spiração.
Uma fã do artista cabo-verdiano tatuo o nome do cantor no braço.
Fica admirado e lisonjeado quando atua em palco nos países que falam outra língua e cantam as músicas dele em crioulo.
Tem uma preferência pela cor branca e gosta muito de morango com chan­tilly


Por: Grace Cabral

Antigo Cais da Ciddade da Praia

Antigo Ponte Cais da Praia- de Nome cais de São Januário.

                                                   Cais São Januáro remodelado

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Cristina Fontes Candidata a Câmara Municipal da Praia


A ex-ministra de Saúde Cristina Fontes Lima apresentou hoje a sua candidatura à presidência da Câmara Municipal da Praia e prometeu uma Praia com “mais qualidade de vida, geradora de riqueza, atrativa para viver e trabalhar”
           
 No seu discurso, Cristina Fontes Lima explicou que a sua decisão de se candidatar às eleições autárquicas de 04 de Setembro de 2016 advém do facto de “viver e acompanhar” o “desconforto e as dificuldades” que os novos problemas do “crescimento acelerado e sem uma adequada ordenação” foi trazendo aos praienses e aos residentes na cidade da Praia.

A ex-governante disse que a sua equipa vai apostar numa gestão que “construa um desenho organizacional” e uma “maior capacidade gerencial transversal” da Praia, realizando da base para o topo o “almejado e incontornável” Estatuto Especial para a Cidade da Praia.

Por: Grace Cabral